Oficina de Circuit Bending e modificação de brinquedos com Lucas Mafra, que aconteceu no Espaço 104 durante o evento RedeLab. Tivemos a participação de figuras ilustres do evento, além dos alunos inscritos e o caro colega e Grão Mestre Gambiólogo Paulino, que nos emprestou seu ótimo amplificador e participou da oficina.

Entre as modificações nos brinquedos, destacam-se:

  • Adição de saída de som, usando conector fêmea P10, o padrão de guitarras, tornando possível ligar o brinquedo no amplificador e ‘estourar os tímpanos’.
  • Enxerto de LED´s variados, vulgarmente conhecidos como “luzinhas”.
  • Decoração do brinquedo usando fitas isolantes e adesivas coloridas diversas e outros materiais, como fita hellerman, parafusos e outras sucatas.
  • Uso de técnicas e componentes de eletrônica básica, para transformar o uso do brinquedo em uma luminária, por exemplo.

Enfim, cada aluno pôde colocar um pouco de personalidade nos brinquedos, aprendendo a usar novas técnicas com materiais alternativos e absorvendo o conhecimento básico de eletrônica aplicada ao Circuit Bending. Todos receberam o “Pequeno Manual de Circuit Bending”, que pode ser baixado livremente.