Começamos 2010 num ritmo mais eletrônico, primeiro, no projeto MalaTag que tem um amplificador aproveitado de caixas de som pra computador. Retiramos o circuito, re-ligamos outros alto-falantes mais potentes no lugar dos originais e o resultado surpreendeu, com graves bem mais acentuados e um bom aumento na qualidade e potência sonora. Esse amplificador, embutido na MalaTag serve para quem estiver tagueando (tag) curtir um som. E ainda tem o sequencial com 40 LED´s verdes de alto brilho em volta da mala e um fake v.u. turbo. Em breve teremos mais fotos e vídeos sobre essa nossa MalaTag.

Nesse procedimento todo, sobraram duas caixas acústicas de plástico com os alto falantes originais de fábrica. Uma ficou com o Fred e a outra comigo, porque decidimos montar um mini amplificador com as caixinhas. Ele usará o c.i. LM386 e eu optei pelo TDA7052. Os dois projetos são parecidos: mesmo nº de componentes nas versões mais simples; apenas dois capacitores e um potenciômetro de volume. É uma montagem boa e barata para iniciantes. O meu mini-amp está pronto, veja as 3 primeiras fotos abaixo. As fotos seguintes são da montagem do TDA2002 (8w) e o mini-projeto Tiro Espacial.

esquemático do mini amplificador com TDA7052

Abaixo, um amplificador de ótimo rendimento com o TDA2002. Bem melhor do que caixinhas de som pra PC. Simples de construir e bom. Montei um, liguei numa fonte de PC p/ testar e funcionou que é uma beleza. Gostei desse esquemático abaixo feito à mão, mas o diy completo vc acha aqui. Essa versão é mono, para estéreo é preciso duas unidades, uma pra cada canal.

Com esse post começaremos um novo movimento aqui, com mais postagens de projetos faça-você-mesmo de eletrônica. Serão projetos simples e complicados, com passo a passo ou não, mas sempre interessantes. Nós estamos atravessando o período gambiolítico onde conhecimentos básicos de eletrônica são necessários! Postarei tabelas, fórmulas e projetos fáceis de realizar, para quem não tem experiência. O link gambiolítico acima é uma matéria que saiu no portal G1 da Globo. Volte depois, pois tenho material nas mangas para vários posts eletrônicos! Até breve!☻